quarta-feira, 29 de abril de 2009

Kusudama Vênus

Bom, vamos começar!
Hoje vou postar um vídeo do primeiro kusudama q eu fiz.
Ele está divido em duas partes: 1° parte - montagem da peça


Venus - módulo
from catrela on Vimeo.

2° parte - montagem do Kusudama


Montagem kusudama
from catrela on Vimeo.



O que é um kusudama?

Kusudama - originalmente eram saquinhos ornamentais contendo fragâncias ou perfumes que eram pendurados para eliminar cheiros desagradáveis ou nocivos, daí o nome KUSU (remédio) + DAMA (bola), mais conhecido por nós como saquinhos de sachê.

No Japão pré-moderno, era costume antigo dependurar estas bolas, contendo ervas medicinais, na cabeceira das camas das pessoas doentes e também para afastar doenças.

Podemos afirmar que KUSUDAMA é um origami modular, uma vez que eles são confeccionados a partir de módulos ou unidades. Cada unidade é encaixada uma a outra para formar a bola, e depois de pronta é amarrada por fios de seda e numa das pontas são colocadas várias tiras de papel coloridas.

As primeiras instruções de um KUSUDAMA tradicional apareceram no jornal "Origami" do NOA (Nippon Origami Association) em 1978 e Makoto Yamaguchi publicou em 1990 o livro "Kusudama Ball Origami" , onde ensina 26 módulos muito interessantes. Hoje KUSUDAMA é visto mais como peça decorativa e como tal, para dar maior estabilidade à peça, os módulos podem ser colados um nos outros.



Vídeos:
Vídeo 1
Vídeo 2

Texto:
Geocities

Um comentário:

Olhe e Game Arte em Origami disse...

Adorei as informações do seu blog, estou te add!!
Bjos!